domingo, 17 de abril de 2011

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Em meados do século XVIII, teve início na Inglaterra a Revolução Industrial, que consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia, prolongando-se pelo século XIX. A máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre o trabalho e capital se impôs.
O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas transformações na vida do homem, nas relações entre nações e na estrutura das sociedades.
Muitas cidades surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam sua força de trabalho em troca de um salário. Os operários viviam em condições miseráveis. Homens, mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia. Dentro das fábricas havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças, trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo que o dos homens.
As condições subumanas em que vivia o trabalhador lavavam-no a contrair muitas doenças: tuberculose, varizes, úlceras, problemas de coluna etc... Em razão principalmente do cansaço excessivo, ocorriam muitos acidentes de trabalho, que provocavam multilações ou mortes. Os trabalhadores que sofriam acidentes eram sumariamente demitidos e não havia nenhuma lei que os protegesse.
As condições de trabalho e os abusos que sofriam, levaram os trabalhadores a lutar pela conquista de seus direitos.
A INGLATERRA E A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: O primeiro país a ter condições favoráveis de investir na utilização da máquina foi a Inglaterra. Por isso, liderou a primeira Revolução Industrial. Dentre essas condições, podem-se citar: acúmulo de capitais provenientes da expansão marítimo- comercial e da política mercantilista adotada pela Inglaterra; supremacia marítima; reservas minerais (havia abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês; produção capitalista da terra (o acúmulo de capitais viabilizou os investimentos na área rural; ampliação dos empréstimos a juros (com a criação do Banco da Inglaterra, em 1694; crescimento populacional e grande êxido rural, possibilitando grande oferta de trabalhadores; Revolução Gloriosa (que transformou o Parlamento britânico num efetivo órgão dirigente do Estado).
Todos esses elementos foram decisivos para a industrialização inglesa. Apareceram invenções que revolucionaram a indústria. O grande consumo de tecidos de lã e algodão estimulou a criação da máquina de fiar(Arkwright), do tear mecânico(Cartwright), do descaroçador de algodão(Eli Whitney), e deu origem às primeiras fábricas inglesas de fiação e tecelagem. Outras invenções fizeram parte da Revolução Industrial inglesa, dentre elas: a máquina à vapor(James Watt), a locomotiva à vapor(George Stephenson) e o barco à vapor(Robert Fulton).
A SOCIEDADE INDUSTRIAL: A Produção em larga escala, mediante a utilização de meios mecânicos, exigiu a concentração de trabalhadores em grandes unidades de produção, as fábricas, onde eles realizavam um trabalho dirigido e em conjunto. Na fábrica, consagrou-se e aperfeiçoou-se o princípio da divisão do trabalho: cada trabalhador realizava apenas uma parte do processo de produção, na qual se especializava.
O sistema fabril arruinou a pequena oficina artesanal, tão característica do modo de produção feudal. A maioria dessas oficinas, onde o operário fazia seu trabalho manual com as próprias ferramentas e com horário e ritmo de trabalho que ele mesmo determinava, não puderam agüentar a concorrência imposta pelos novos métodos fabris. Os artesãos viram-se obrigados a abandonar suas oficinas e a procurar trabalho nas fábricas, convertendo-se em operários assalariados.
Com a Revolução Industrial, dois grupos sociais se definiram: a burguesia industrial e o operariado, também chamado de proletariado.
A EXPANSÃO INDUSTRIAL: A SEGUNDA FASE DA INDÚSTRIA: Por volta de 1830, a França e a Bélgica iniciaram a sua industrialização, utilizando o vapor como principal fonte energética e o ferro como material industrial básico. Esses dois países e a Inglaterra estavam centrados na Indústria Têxtil.
Após 1860, a indústria instalou-se em outras regiões, como os Estados Alemães, o norte da Itália, a Rússia, os Estados Unidos, o Japão e a Holanda. A partir dessa época, começaram a ocorrer grandes inovações técnicas. O aço e os sintéticos foram utilizados como material industrial básico e as principais fontes de energia eram a eletricidade e o petróleo. Os setores industriais também se multiplicaram com o surgimento das indústrias siderúrgica, petroquímica, eletroeletrônica e automobilística.
No século XIX, o petróleo e a eletricidade substituíram o vapor, enquanto o aço substituiu o ferro. A indústria siderúrgica suplantou o setor têxtil.
A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO: A ideologia burguesa, o liberalismo, fortaleceu-se e foi responsável por reformas que tiraram a economia do controle do Estado. O sistema econômico capitalista consolidou-se. Esse sistema caracterizava-se pelo acúmulo de capital, propriedade privada, obtenção de lucro e trabalho assalariado.
A concentração de capital estimulou a livre concorrência das empresas capitalistas. As mais ricas foram absorvendo as mais fracas. Os grandes grupos financeiros aliaram-se para monopolizar o mercado consumidor.
A concentração de capitais nas mãos da burguesia, acentuou a exploração do operariado urbano. Com a Segunda fase da Revolução Industrial, ocorreu progressiva diminuição da jornada de trabalho, bem como a regulamentação do trabalho feminino e infantil. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos e surgiu a primeira Organização Internacional dos Trabalhadores, com o objetivo de unificar a luta operária.
ATIVIDADES

1. O que foi a Revolução Industrial?

2. O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas ______________ na vida do homem, nas relações entre as ____________ e na estrutura das _____________. Muitas _______________ surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam sua ___________________ em troca de um ________________.

3. Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?

4. Como os trabalhadores reagiram às péssimas condições de trabalho no começo da Revolução Industrial?

5. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um fator para a Revolução Industrial ter-se iniciado na Inglaterra:
a) Acúmulo de capitais com a expansão marítimo-comercial e a política mercantilista. ( )
b) Abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês. ( )
c) Decadência da área rural e perda de capitais dos proprietários de terras. ( )
d) Ascensão da burguesia ao poder com a Revolução Gloriosa.
6. Explique como surgiu a fábrica e como se organizou o trabalho dentro dela.

7. Quais os países que se industrializaram após a Inglaterra, no século XIX?

8. Quais as inovações que se destacaram na indústria a partir do século XIX?

9. Qual foi a ideologia da burguesia industrial?

10. O que caracteriza o sistema econômico do capitalismo?

11. O que mudou para os trabalhadores na Segunda fase da Revolução Industrial?
12. Em que ano, aproximadamente, aconteceu a Revolução Industrial?

13. Em que país aconteceu a Revolução Industrial?

14. Responda:
a) Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?
b) De onde vinham essas pessoas?
c) Onde passavam a morar e a quem pertencia o lugar onde moravam?
d) Como eram as casas?
e) Quantas horas por dia os operários trabalhavam durante o período da eclosão da Revolução Industrial?
f) Mulheres e crianças também trabalhavam?
g) As crianças, geralmente, freqüentavam a escola?
h) Que doenças eram comuns aos operários?
i) A sociedade que nasceu da industrialização dividiu-se basicamente em duas classes sociais. Quais são essas classes? ____________________ e _______________________
j) Nas cidades, o que importava mais: o tempo da natureza ou o tempo do relógio?
k) Naquela época, os trabalhadores possuíam direitos trabalhistas (como: carteira assinada, fundo de garantia, aposentadoria...)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário