domingo, 24 de abril de 2011

TRABALHO COM MÚSICA

Canções do Descobrimento

Chegança (Antônio Nóbrega e Wilson Freire)

Sou Pataxó,

sou Xavante e Cariri,

Ianomami, sou Tupi

Guarani, sou Carajá.

Sou Pancaruru,

Carijó, Tupinajé,

Potiguar, sou Caeté,

Ful-ni-ô, Tupinambá.

Depois que os mares

Dividiram os continentes

quis ver terras diferentes.

Eu pensei: "vou procurar

um mundo novo,

lá depois do horizonte,

levo a rede balançante

pra no sol me espreguiçar".

Eu atraquei

num porto muito seguro,

céu azul, paz e ar puro...

Botei as pernas pro ar.

Logo sonhei

que estava no paraíso,

onde nem era preciso

dormir para se sonhar.

Mas de repente

me acordei com a surpresa:

uma esquadra portuguesa

veio na praia atacar.

Da Grande-nau,

um branco de barba escura,

vestindo uma armadura

me apontou pra me pegar.

E assustado

dei um pulo lá da rede,

pressenti a fome, a sede,

eu pensei: "vão me acabar".

Me levantei

de borduna já na mão.

Ai, senti no coração,

o Brasil vai começar.



http://www.educarede.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário